PESQUISA: PONTE ESTAIADA OCTÁVIO FRIAS DE OLIVEIRA, SÃO PAULO, BRASIL
AMANDA FERNANDES, FERNANDA GONÇALVES, ISABELA GOMES, JHONATA AUGUSTO E PAULA NASCIMENTO
PESQUISA: PONTE ESTAIADA OCTÁVIO FRIAS DE OLIVEIRA, SÃO PAULO, BRASIL
BAURU
2014
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
SUMÁRIO
1. HISTÓRICO DAS OBRAS.........................................................................................01
2. DETALHES CONSTRUTIVOS.................................................................................02
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................05
5. REFERÊNCIAS..........................................................................................................06
1. HISTÓRICO DA OBRAS
Ponte estaiada é um tipo de ponte suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte.
A ponte estaiada costuma ser a solução intermediária ideal entre uma ponte fixa e uma ponte pênsil em casos onde uma ponte fixa iria requerer uma estrutura de suporte muito maior, enquanto uma pênsil necessitaria maior elaboração de cabos.
Existem dois tipos básicos de pontes estaiadas: No tipo “harpa”, os cabos correm paralelos, ou quase, a partir do mastro, de modo que a altura de fixação do cabo ao mastro é proporcional à distância entre o mastro e o ponto de fixação deste cabo ao tabuleiro. No tipo “leque”, os cabos conectam-se ou passam pelo topo do mastro.
Ponte estaiada, tipo "leque"
Ponte estaiada, tipo "harpa"
A Ponte Octávio Frias de Oliveira é localizada na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, Brasil. A ponte, que faz parte do Complexo Viário Real Parque, é formada por duas pistas estaiadas em curvas independentes de 60º que cruzam o rio Pinheiros, no bairro do Brooklin, sendo a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro. Foi inaugurada em 10 de maio de 2008, após três