Ponte de Wheatstone e termistor
Na parte I do experimento, mediram-se vários tipos de resistências utilizando-se um multímetro, sendo que a resistência Rx também foi medida utilizando uma ponte de Wheatstone para comparação. O valor de Rx foi obtido para a medida com o multímetro foi de (136±1) Ω, enquanto que a medida feita com a ponte de Wheatstone foi de (138±1)Ω.
Na parte II, mediu-se a resistência de um termistor NTC ( Negative Temperature Coeficiente) em relação a sua temperatura, utilizando-se também uma ponte de Wheatstone. A partir das medidas de temperatura e da resistência de década, foi possível encontrar os valores das constantes (A e B) da fórmula:
Rntc=A x eq. 1
Onde R é a resistência do termistor NTC e T é a temperatura em Kelvin.
Sendo A=6,9±0,2Ω e B= 3280±75 KΩ*T. De acordo com os dados e a linearização foi possível verificar a relação linear entre a resistência do termistor(Rntc) ao inverso da temperatura(1/T) e, consequentemente, caracterizar o termistor.
Objetivos
Na parte I do experimento, usamos as resistências de valores nominais Rp( resistência de proteção), Rsh(resistência de proteção Shunt), R1( resistência fixa 1). R2( resistência fixa 2) e Rx( resistência a ser medida) e Rd(resistor de década) para estabilizar o galvanômetro para que não haja passagem de corrente e medir a resistência desconhecida Rx .
Na parte II, substituímos Rx pelo Rntc para obter valores das resistências em função da temperatura da agua contida em um béquer de 1L com 900ml de água aquecida com o ebulidor dentro e variando a resistência de década para estabilizar a corrente( IG= 0μ) no galvanômetro e encontrarmos os valores das constantes A e B da equação 1.
Metodologia
Na primeira parte do experimento, montou-se a ponte de Wheatstone conforme o circuito da figura 1, com resistências de valor nominal Rp=1,0 KΩ, Rsh= 47Ω, R1=R2=Rx=100Ω e Rd variável. Com o multímetro, mediram-se os valores de resistência dos resistores.
Após isso, ajustou-se a tensão da fonte