laboratorio fisica
Estudo e caracterização de um dispositivo termistor – NTC
Fernanda Corsetti Fantelli – 104907
Leonnardo Chagas Rabello – 106786
Maria Amélia de Paula Baldy - 092229
Resumo:
O experimento consistiu em utilizando-se uma ponte de Wheatstone, medimos a resistência elétrica de um termistor em função da temperatura. Obtemos um grafico, baseando-se nos dados obtidos que expressa a resistência em funçãop da temperatura, para verificar a validade do modelo proposto. Assim pudemos avaliar a validade da relação R = A.e(B/T). Com o auxilio do grafico obtivemos tambem o valor de B ± B.
Introdução:
O termistor é um tipo de resistor não-ôhmico, pois apresenta resistência variável. Sua resistência é altamente sensível à temperatura, e seu coeficiente de temperatura é negativo, por isto também é conhecido como NTC (negative temperature coefficient). São dispositivos elétricos que têm a sua resistência elétrica alterada termicamente, isto é, apresentam um valor de resistência elétrica para cada temperatura absoluta, muito usados para controlar uo alterar a temperatura em dispositivos eletro-eletrônicos , como alarmes, termômetros, "relógios", circuítos eletrônicos de compensação térmica, dissipadores de calor, ar-condicionados.
Existem dois tipos básicos de termistores: o termistor PTC (Positive Temperature Coeficient), que aumenta sensívelmente a sua resistência elétrica com o aumento da temperatura, e, o termistor NTC (Negative Temperature Coeficient), que diminui sensivelmente a sua resistência elétrica com o aumento da temperatura.
Teoria:
Em um termistor a relação entre a resistência e a temperatura (em Kelvin) pode ser aproximada pela equação:
R = A.e(B/T) (1)
Como a curva desta equação é exponencial para podermos ajustá-la a uma reta, temos que aplicar o logaritmo natural na equação (1). Temos então:
R = A.e(B/T) lnR = lnA + (B/T).(ln e)
lnR = lnA + B.(1/T) (2)
Sendo assim a reta do ajuste dada por y = a + bx é: y =