Ponte de palitos treliçados
570 palavras
3 páginas
Objetivos Buscou-se, fazer um projeto inovador e de design arrojado, sempre atrelado ao menor custo possível de material empregado. O projeto foi desenvolvido pensando em fazer uma ponte de abaixadores de língua, comumente citados como palitos de madeira. Procuramos fazer uma ponte que utiliza uma geometria com palitos do tipo padrão (cerca de 70% do número total de depressores de língua), ou seja, aqueles que não sofreram redução de tamanho nem furos extras para reduzir o custo e manter um bom desempenho. Pretendemos projetar uma estrutura treliçada para vencer um vão de 400 mm e ainda suportar uma carga de no mínimo 35 kg, com o mínimo de custo atrelado à mesma. Restrições impostas ao projeto O projeto consiste em utilizar abaixadores de língua de madeira. O número máximo de palitos utilizados não deve ultrapassar 200 unidades. Para fixação dos mesmos foi concedida a utilização de materiais como: - Parafusos; - Porcas; - Arruelas; - Clipes de papel para efeito de suporte angular; - Barbante. Cada um dos componentes citados acima, possui um custo específico, como descrito na tabela a seguir:
Outras restrições se referem à geometria da ponte, a versão final da ponte deve ter o comprimento máximo de 500mm, e sua largura deve estar entre 60mm e 100mm, sendo que a altura da ponte não poderá exceder 220 mm (com tolerância de 20 mm sobre o que está na figura) acima e 75 mm abaixo do nível dos apoios.
Dados dos Materiais Utilizados
Motivos para a não utilização dos modelos mostrados anteriormente
Para desenvolver um projeto que agradasse a todos do grupo, resolvemos aceitar todas as idéias sugeridas e a partir delas chegar em uma configuração final. Um grande problema enfrentado foi a relação custo-benefício de utilizar abaixadores de língua customizados. Após uma análise percebemos que seria mais vantajoso utilizar os abaixadores do tipo padrão e havia diversas maneiras de não comprometer o projeto. Direcionamos o foco do grupo para desenhos de pontes com