Ponte de macarrão
Leva o aluno a observar aplicações de uma forma simples, porém reais, da Física. O Aluno pesquisa os tipos de pontes que pode realizar com o material, elabora desenvolve o conteúdo ensinado nas aulas.
Começa a analisar a resistência dos materiais utilizados e analisa-los fazendo testes com pesos, até encontrar um meio em que a ponte possa aguentar o máximo de kilos.
As regras dadas pelos professores são as seguintes:
- A ponte deverá ser indisivel, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas
- A ponte deverá ser construída utilizando apenas massa do tipo espaquete numero 7 da marca Barilla e colas quente ou fria, ficando a escolha a critério dos componentes do grupo
- O peso da ponte (considerando a massa espaguete e as colas utilizadas) não poderá ser superior a 1000g (1 kg)
- No limite da massa prescrita (1000 g) não serão considerados o peso do mecanismo de apoio fixado nas extremidades da ponte (descrito a seguir, no item 7), nem o peso da barra de aço para a fixação da carga.
- A ponte não poderá receber nenhum tipo de revestimento ou pintura.
- A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre 1 m, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixação das extremidades não será admitida.
- Se na aplicação do incremento de carga ocorrer a destruição do ponto de aplicação da carga, será considerado que a ponte atingiu o colapso pela impossibilidade de aplicar mais incrementos de carga ( ainda que o resto da ponte permaneça sem grandes danos estruturais).
- Após o colapso de cada ponte, os restos da ponte testada poderão ser examinados por membros da comissão de fiscalização da competição, para verificar se na sua construção foram utilizados apenas os materiais permitidos. Caso seja constatada a utilização de materiais não permitidos, a ponte estará desclassificada.
-