Segurança do trabalho
“Toda instituição deve ser organizada de forma a suscitar o talento e as capacidades de dentro da organização, estimular os homens a tomar iniciativa, dar-lhes a chance de mostrar o que são capazes de fazer e uma chance de crescimento.”
(Donnele Douglas,n.d.)
O novo cenário econômico, o código de defesa do consumidor, a crescente exigência do consumidor brasileiro, tem incentivado as empresas para reverem a sua conduta frente ao cliente, ao empregado e à sociedade em geral.
Qualidade, custo, atendimento e inovação, são os fatores críticos para a sobrevivência das empresas diante da nova realidade econômica mundial.
Todos estes fatores levaram as empresas a começarem aprimorar suas organizações com aplicação de Programa de Qualidade e Produtividade.
Em vista disso, as empresas estão readaptando-se a nova visão e exigência do mercado. E, um dos primeiros passos para obtenção destas melhorias é o programa 5 “S”, que embaça e subsidia a implantação da Qualidade Total.
Como dizia o Professor Kaoru Ishikowa, quando questionado sobre a melhor maneira de iniciar um programa de qualidade: “pode-se começar varrendo...”.
2. A ORIGEM DO PROGRAMA 5 “S”
O Programa 5 “S” foi aplicado no Japão após a 2ª Guerra Mundial com o objetivo de ajudar a reconstrução do País e a recuperar a auto-estima do povo japonês.
O Japão passou a autorizar os 5 “S” nas empresas na década de 60, também chamado de SOL - Segurança, Ordem e Limpeza.
A origem do Programa 5 “S” no Brasil
O programa 5 “S” foi lançado formalmente no Brasil em maio de 1991. A partir de então, as empresas que colocaram em prática a proposta do 5 “S” constataram a fundamental importância deste programa na criação de um ambiente de qualidade.
O que é o Programa 5 “S”:
Basicamente, é a determinação de organizar o local de trabalho, mantê-lo arrumado, limpo, manter condições padronizadas e a disciplina necessária para se realizar um