Ponte de macarrao
Este trabalho tem como objetivo a análise e o desenvolvimento de um projeto para a construção de uma ponte de Macarrão, um material comum que pode ser encontrado em qualquer supermercado. Tomaremos como base o estudo da disciplina de Mecânica cursado no período anterior, Resistência dos Materiais I e Tecnologia dos Materiais I ainda em curso.
2- HISTÓRIA DA PONTE DE MACARRÃO NO BRASIL
A competição de construção de ponte de macarrão não é de hoje. Diversas instituições de ensino do Brasil e do mundo utilizam-se desta competição como forma de motivar os alunos a empregar o conhecimento obtido em sala de aula na prática.
Com base em experiências didáticas similares relatadas em várias instituições de ensino do exterior e numa iniciativa pioneira no Brasil em competições desta natureza, um evento foi proposto pela primeira vez aos alunos da UFRGS no semestre 2004/1, como um trabalho prático de várias disciplinas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade. Consiste na análise, projeto, construção e ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão do tipo espaguete, conforme as especificações detalhadas no regulamento daquela competição.
O recorde da competição foi de 156 kgf e atingido na competição do semestre 2006/2. Este resultado é recorde brasileiro em competições semelhantes, e está muito próximo do recorde mundial de 176 kgf obtido na OkanaganUniversityCollege nos Estados Unidos, em condições semelhantes.
|
3 - RESISTÊNCIA DAS BARRAS DE MACARRÃO Resistência a tração: de acordo com os ensaios realizados pela UFRGS, a carga de ruptura por tração para um fio de espaguete, independe do comprimento do fio, foi determinada através do ensaio de 6 corpos de prova submetidos a tração até a ruptura. A carga média deruptura obtida nestes ensaios foi de 4, 267 kgf (42,67 N). Quando o resultado do cálculo for menor que 3, arredondar