Ponte De Macarrao
PONTE DE MACARRÃO
GOIANIA- GO
NOVEMBRO, 2014
PONTE DE MACARRÃO
Trabalho apresentado como parte dos requisitos para avaliação semestral ao Professor Leverson Farias da disciplina Atividades Praticas Supervisionadas Do curso Engenharia Civil na UNIP – Campus Flamboyant.
UNIP-FLAMBOYANT
GOIANIA - 13 de novembro de 2014
1. INTRODUÇÃO
1.1 Breve histórico
Desde os mais longínquos tempos tem-se a necessidade de ultrapassar obstáculos em busca de abrigo ou alimentos. As primeiras pontes surgiram naturalmente feitas de tronco de arvores e pedras. Com o passar do tempo tornou-se mais importante à construção de pontes, surge ai o aperfeiçoamento. A inevitabilidade de se deslocar de um local para outro fez com que desenvolvessem pontes mais resistentes feitas de ferro e até pontes suspensas. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra desenvolveu um modelo de ponte que ficou conhecido como Bailey, foram modelos de pontes metálicas emergenciais fundamentais para a vitória dos Aliados contra a Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial muitas das infraestruturas rodoviárias tiveram que ser reconstruídas. Generalizou-se o uso do betão e do aço, nomeadamente com pontes em betão pré-esforçado. As cofragens metálicas e as vigas passaram a sersoldadas em vez de fixas com rebites.
Constroem-se numerosas pontes suspensas, e, em particular, pontes atarantadas com as mais variadas disposições dos cabos de suspensão. Torna-se claro que as pontes em betão, devido à importante carga própria que possuem, são pouco sensíveis à carga variável e, como tal, pouco influenciadas por esta, o que lhes dá uma importante estabilidade. Estes factores associados permitiram ultrapassar obstáculos até então dificilmente superáveis.
1.2 Ponte de Macarrão
O trabalho prático proposto consiste na análise, projeto e construção de uma ponte de macarrão do tipo espaguete. O projeto foi feito com base em pesquisas e cálculos para a