ponte de macarrao
Palavras-chave: Treliça, Ponte de macarrão, mecânica de estruturas
1. introdução
Pontes são estruturas que possuem a função de promover um caminho alternativo sobre algum tipo de obstáculo: rios, vales, estradas ou trilhos de trem. Classificam-se as pontes entre: ponte em viga, ponte suspensa ou ponte em arco.
As pontes em viga atualmente possuem a capacidade de alcance relativamente baixa se comparadas com as outras pontes, como as pontes suspensas possuem a capacidade de alcançar aproximadamente 2100 m de vão. Já as pontes em arco por sua vez possuem uma capacidade intermediária de alcance, sendo capazes de cruzar cerca de 240 a 300 m de vão.
Para obter uma melhor distribuição de carga normalmente utilizam-se treliças em pontes em viga, visto que estruturas treliçadas possuem uma boa eficiência considerando a carga suportada em relação ao peso da ponte. Treliças se tratam de sistemas triangulados de barras, as quais são consideradas como elementos indeformáveis unidos por articulações. O que implica que as barras estão submetidas exclusivamente a esforços normais de tração ou compressão. Treliças possuem uma ampla aplicação no que diz respeito a estruturas, tanto em pontes como em pavilhões, painéis, guindastes, torres de linhas de transmissão e torres para antenas de telecomunicações.
2. OBJETIVO
O trabalho tem como objetivos a criação de uma ponte de macarrão,