Políticas
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
Políticas sociais busca abordar discussões a respeito dos grandes problemas sociais para a atuação profissional do assistente social dando ênfase as principais formas e características dos direitos sociais, onde serão analisados à busca pelo atendimento das necessidades e interesses da coletividade - chamado de bem comum, à relação entre o público e o social.
DESENVOLVIMENTO
No início do século XX, mais especificamente a partir da Revolução Russea ou Revolução Bolchevista, no ano de l917, os ideólogos da esquerda Marxista passaram a tomar o poder em diversos países iniciando um período da história contemporânea em que o mundo se viu dividido entre governos capitalistas e governo socialistas e comunistas. O Estado totalitário, representa um sistema exercido por um grupo ou partido onde reúne todo poder nas mãos, assumindo por completo a vida dos cidadãos.
Nas décadas de 20 e 30 o trabalho assalariado é uma das características presentes no sistema capitalistas de produção, assim na mão de obra é uma mercadoria ou seja, o homem vende sua força de trabalho em troca de uma remuneração que visa garantir a sua subsistência e sanar suas necessidades. Sendo assim, ainda no século XX inexistia uma legislação trabalhista com normas e regras que mediava a relação entre patrão e empregado. Esta inexistência torna ainda mais claras as desigualdades oriundas da exploração que visava atender a máxima capitalista de se obter mais lucro e se reduzir as despesas. Desta forma torna visível o agravamento das problemáticas sociais, o que podemos chamar de sequelas sociais, como por exemplo, a exploração da mão de obra infantil, longas jornadas de trabalhos sem remuneração extra entre outros. A história serve de base para o entendimento das questões sociais e para a compreensão das políticas de enfrentamento que nos auxilia para que não sejamos injustos com os que já passaram e contribuíram