POLÍTICAS SOCIAL NO BRASIL
INTRODUÇÃO
Esse Trabalho se dar a partir da produção de um texto, que se utiliza da pesquisa bibliográfica, eletrônica, documental e reflexões criticas dos alunos do 4º semestre do curso de Serviço Social.
O Brasil, desde o período colonial, desenvolveu ações fragmentadas na área social, mas foi a partir de 1930 com Getúlio Vargas, que surge um moderno Estado de bem estar social, e surge a previdência social, que busca com seus mecanismos de controle das classes operarias com o intuito de superar o sofrimento de até então.
Já na década de 90, a hegemonia do modelo neoliberal revaloriza o setor voluntário da sociedade. Emerge um novo modelo de proteção social, instituído como um arranjo plural ou misto em que ocorreria a desresponsabilização do Estado sem a diminuição do nível de bem-estar.
E hoje o Estado passa a dividir com a sociedade civil as suas responsabilidades sociais, sob a égide do discurso de participação e de solidariedade. Entram em cena a família, as organizações sem fins lucrativos, ONGs e organizações filantrópicas como agentes do bem-estar.
E é com base nas pesquisas que veremos um pouco da historia das politicas sociais do Brasil e a Construção dos Direitos e Políticas Sociais no Brasil a partir do Século XX.
DESENVOLVIMENTO
O referido trabalho, além de importante é um assunto que está bem atualizado e visto com uma nova fase do país que dormia para os seus direitos e ao acordar é chamado de “O Gigante que acordou” tomando como ponto de partida o objetivo que é apresentar os fatores políticos, econômicos e sociais da construção dos direitos sociais e das politicas no Brasil, a partir do século XX, até a promulgação da constituição federal de 1988, bem como a relação do surgimento e desenvolvimento do Serviço Social, montamos o texto que segue:
Século XX, os trabalhadores tinham uma única garantia de subsistência caso