Praça Gonçalves Dias - MA
580 palavras
3 páginas
O lugar é muito importante historicamente, pois além de ser cercado por prédios coloniais, como Igreja dos Remédios (de estilo gótico), o Palácio Cristo Rei e vários casarões; é uma maravilhosa homenagem ao poeta romântico, o autor dos conhecidos versos: “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá.” Nada mais justo que homenagear essa pessoa, a qual um dia foi completamente apaixonada por nossa terra (São Luís) e que a exaltou do outro lado do continente. A praça foi inaugurada em 1873 e é conhecida como largo dos amores, pois era e ainda é escolhida por vários casais apaixonados para contemplar o pôr do sol (o mais bonito da Bacia de São Marcos), e ver o Rio Anil se encontrar com o mar. Em 1955, foi tombada como patrimônio histórico e artístico nacional. A praça foi construída onde era um antigo sítio da ordem de São Francisco, conhecido como Ponta do Romeu. No centro dela encontramos o monumento em homenagem a Gonçalves Dias, onde está escrito: “Os brasileiros a Antônio Gonçalves Dias, homenagem ao gênio poético.” E várias palmeiras que fazem sombras as quais podem ser aproveitadas para um encontro romântico.
É interessante prestar atenção em como há um contraste entre o colonial (tradicional) e o moderno, pois ao lado da Praça Gonçalves Dias (bem colonial), encontramos a Praça Maria Aragão (de estilo bem moderno) e ainda podemos ver a ponte São Francisco, com um estilo bem contemporâneo. É maravilhoso também, aproveitar o espaço e as sombras para o lazer e principalmente para encontrar um grande e verdadeiro amor. Quem visita a praça, não deve deixar de contemplar o magnífico pôr do sol, o mais bonito e romântico da ilha.
Conhecer o Teatro Arthur Azevedo, o Reviver, o Convento das Mercês (São Luis), a Praça da Matriz de São José de Ribamar, a Praça da Matriz de Alcântara e a Praia dos Lençóis. Perceber como o Maranhão é único, é nordeste sem ser propriamente nordestino, está sempre verde e sua paisagem é um maravilhoso convite para conhecê-lo.