Políticas Sociais no Brasil pós Ditadura Militar
POLÍTICA SOCIAL II
N. Sra. Da Glória
Outubro – 2013
MONIQUE ELLES SOUZA SANTOS
MEDIDA DE EFICIÊNCIA
Esta atividade destina-se como
Parte integrante da nota da 1ª Unidade
Da disciplina Política Social II ministrada pela
Profª Carmém Lúcia Neves do Amaral
Turma N04.
N. Sra. Da Glória
Outubro – 2013
SURGIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAS NO BRASIL A criação das Políticas Sociais no Brasil teve como modelo o regime de Estado adotado pelos países da Europa Ocidental através do Welfare State e pela América do Norte com o New Deal, sempre prevalecendo os interesses econômicos. O Welfare State é um mecanismo de regulação política da sociedade e o New Deal era um novo acordo que visava intervir na economia e no emprego dos trabalhadores.
Estado Social é um tipo de organização política que coloca o Estado como agente de promoção social e organizador da economia. Ele garante serviços públicos e proteção à população. Essa forma de organização originou-se com a Grande Depressão e com o fim dos Governos Totalitários da Europa Ocidental que ampliaram o conceito de Cidadania.
Até 1930, as Políticas Sociais eram escassas, fragmentadas e de caráter emergencialista. A rede de Educação era pequena e elitista.
Segundo Nogueira e Mioto (2006, p.5):
é direito de todo cidadão brasileiro ter acesso universal e igualitário aos serviços e ações de saúde, quebrando com uma desigualdade histórica, a qual classificava os brasileiros em cidadãos de primeira e segunda classe. Os de primeira classe eram os que integravam o mercado de trabalho, tendo acesso à medicina previdenciária. Os de segunda classe tinham suas necessidades de saúde atendidas unicamente através de um precário sistema constituído pelas Santas Casas de Misericórdia, pela boa vontade da classe médica e pelos raros serviços mantidos pelo Ministério e Secretarias Estaduais de Saúde.
As Políticas