Políticas públicas
Desenvolvimento e Mudança no Estado Brasileiro
Papper
RESUMO
As mudanças da política de Saúde Pública, os diferenciais do Estado, a saúde da população na evolução da Saúde desde 1920 até os dias atuais, passando pela criação do Sistema Único de Saúde e sua concepção de saúde. PALAVRA-CHAVE: saúde pública; SUS; população.
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa mostrar o notório desenvolvimento da Saúde Publica no Brasil nos anos relatados. Houve tantos acontecimentos, tantas mudanças, umas para melhor e outras nem tanto, mas com notório resultado para a saúde no país. Neste período aconteceu uma grande evolução na saúde com a implantação do SUS, que até hoje necessita de muitos aprimoramentos, tendo ainda neste período o surgimento de grandes nomes que fazem valer toda a história da Saúde Pública.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Na primeira República as políticas de saúde pública tiveram um papel central na criação e no aumento da capacidade do Estado brasileiro de intervir no território nacional e integrá-lo independente de uma avaliação dos resultados dessas políticas sobre a saúde da população.
O fracasso das ações públicas na promoção da saúde não deve ofuscar o fato de que houve efetivamente ao longo do período, constituição do poder público e aumento da capacidade de seu exercício sobre as elites e a população em todo o país via políticas de assistência à saúde e de saneamento. Em 1985, houve a construção de aparatos públicos e centralizados para implementar políticas de saúde. Inicialmente eram cuidados individuais, depois passaram a ser coletivos, de caráter voluntário, comunitário e local e finalmente tornam-se cuidados estatais. O crescimento da interdependência humana, trouxe a extensão e a intensificação dos efeitos externos da ação ou da própria existência, de uns pobres, sobre outros, ricos. A densidade urbana e as crescentes conexões econômicas entre ricos
“saudáveis” e pobres