Políticas Públicas
Curso/habilitação: Psicologia
Disciplina: Psicologia e Políticas Públicas
Praticas Emergentes e Inovadoras de Psicólogos no campo das Políticas Públicas de Álcool e outras Drogas
Esta publicação tem o objetivo de mostrar as atividades desenvolvidas pelos psicólogos no serviço hospitalar de referência de álcool e drogas no hospital de urgências e emergências na cidade de Rio Branco no Estado do Acre. O serviço hospitalar de referência de álcool e drogas foi implantado em 31/05/2004. Mas devido a dificuldade que o hospital enfrentava, em 2006 solicitaram a coordenação de saúde mental do estado que indicasse uma pessoa com experiência na área de dependência química para coordenar SHrad. E indicaram a psicóloga Maria Stella Ferrreira Cordovil Casotti que por sua vez já havia trabalhado na mesma atividade no Hospital de Saúde Mental do Acre HOSMAC.
Gostaria de citar que mesmo com todo empenho, somente após dois anos quando foi credenciado pela portaria nº 580 de 06 de outubro de 2008 do ministério da saúde; foi formado uma equipe de profissionais responsáveis direta pelo cuidado com o usuário na enfermaria, no qual continha 3 médicos (2 clínicos e 1 psiquiatra), 1 Psicólogo, 1 assistente social, 10 técnicos em enfermagem, 5 enfermeiros, 1 terapeuta ocupacional. Com o objetivo de acolher, conscientizar e orientar o paciente desde a portaria no hospital, entre outros.
Destacamos também a preocupação em capacitar os profissionais de uma forma prioritária para melhor rendimento no atendimento individual.
Outros fatores de grande relevância são: a importância da religião como acompanhamento, foi visto uma necessidade de uma palavra de fé e esperança para os usuários; O envolvimento familiar foi outro fator primordial onde se reuniam com os familiares no início e no final do processo, possibilitando o crescimento e a melhoria no atendimento prestado; Foi dado também a oportunidade aos