Políticas públicas
POLÍTICAS PÚBLICAS
Ipiaú-BA
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
EAD – Pedagogia – Polo Ipiaú
Atividades apresentadas às tutoras Maria Aparecida e a Margarete em cumprimentos às exigências da disciplina Literatura Infanto-juvenil, como 1º crédito da disciplina Políticas Públicas.
Ipiaú-BA
2012
ATIVIDADE INDIVIDUAL CREDITO I
1. Após a leitura do texto da seção 2, veja o filme que será disponibilizado pela plataforma “Homem Sexta-feira – a história de Robinson Crusoé” e responda:
a) Caracterize o tipo de sociedade de Sexta-feira e Robinson Crusoé, apontando as principais características de cada um.
O filme projeta o confronto entre dois tipos de sociedade radicalmente opostas: a européia ou ocidental.
b) Descreva as diferenças entre as culturas de Cruoé e Sexta-feira.
• Crusoé: os traços mais fortes são o cristianismo puritano e dominador, capitalista e colonialista, utilitário e repressor.
• Sexta-feira: a cultura que se opõe à tribal, ou seja, a colonizada e periférica.
c) Aponte quais as principais diferenças entre os valores de Sexta-feira e Crusoé e qual a relação com o tipo de sociedade a que pertencem.
Crusoé possuía alguns valores como: o individualismo, o cristianismo monoteísta, a noção de um Deus cruel e punitivo, a propriedade privada, a acumulação de bens, a sexualidade puritana e repressiva, o esporte como competição característica de uma sociedade européia, capitalista e dominadora. Sexta-feira era fiel ao espírito das culturas tribais, defendia o coletivo, a vida em equipe, o esporte praticado para se divertir, o sexo como forma de amor, e para ele Deus não era um ser punitivo, Deus não faria mal para ninguém. Valores típicos