Políticas públicas educacionais
ANÁLISE DE UMA DIRETRIZ DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O DECÊNIO 2011/2020.
DIRETRIZ A SER ANALISADA:
IX - VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
PROFESSORA: VERA NERI
COMPONENTES DO GRUPO:
ALAN LIMA
DANIELE DANTAS
SONIA MARIA
GISELE DE ASSIS
RICARDO COSTA
POSSIBILIDADES E AVANÇOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
Institucionalizar, no prazo de um ano de vigência do PNE, política nacional de formação e valorização dos profissionais de educação, de forma a ampliar as possibilidades de formação em nível superior (graduação, pós-graduação e mestrado) prevendo formas de financiamento público aos estudos.
De acordo com o PNE, esse avanço promove a reforma curricular dos cursos de licenciatura e o estímulo à renovação pedagógica – inclusive incorporando as novas tecnologias de ensino e aprendizagem.
REFLEXÃO DO GRUPO SOBRE A QUESTÃO ANALISADA
Talvez um dos mais difíceis, mas sem dúvida dos mais necessários, é o ofício da educação. Alvos de inúmeras críticas, certamente pelas enormes expectativas, educadoras e educadores são desafiados pelas condições de trabalho e tem quase nenhum reconhecimento. Difícil pensar que queremos educação de qualidade sem que haja a devida valorização de quem a faz existir.
Falar de valorização significa falar também da importância do trabalho do professor, do que é ser um profissional da educação. A educação precisa ser efetivamente reconhecida como o principal caminho para o desenvolvimento nacional sustentável, crianças e jovens com perspectiva de real acesso à cidadania. Dessa forma, se entende o PNE como um eixo norteador dos direitos e deveres dos protagonistas da educação – alunos, professores, gestores sejam eles da rede pública ou privada. E a valorização do profissional da educação é ponto fundamental para o desenvolvimento deste