Politicas Públicas Educacionais
Cidade: Ibiá Estado: MG
E-mail:liviamariapimenta@hotmail.com
Curso: Administração Escolar
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Atividade Complementar referente a recuperação da disciplina:
Políticas Públicas Educacionais
Esta atividade consiste na elaboração de um texto dissertativo, (mínimo: uma – máximo: duas laudas), formatado de acordo às normas da ABNT (fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, entre linha 1,5), que contemple o conteúdo referente à disciplina abordado no módulo/guia de estudos.
O texto deverá ser digitado nesta folha padronizada;
Valor desta atividade: 10,0 pontos.
Com base em uma análise histórica sobre o papel social destinado a educação em diferentes períodos da história do Brasil, é possível evidenciar algumas das principais tensões e contradições que marcaram a organização do sistema educacional brasileiro, bem como, as continuidades, descontinuidades, adaptações e rupturas que caracterizaram as políticas educacionais de diferentes períodos. Nas últimas décadas, observa-se que os países da América Latina de modo geral, iniciaram reformas em seus sistemas de ensino tendo por base, em grande medida, um processo de indução externa que articula as políticas sugeridas por organismos internacionais à concessão de empréstimos aos países desta região.
De acordo com Krawczyk; Rosar (2001), estas reformas partem de pesquisas que demonstraram a ineficiência de seus sistemas de ensino frente às necessidades de reestruturação do sistema produtivo e da relação Estado e sociedade de acordo com os padrões da nova ordem mundial. Neste sentido, para a consolidação de um cenário globalizado, se exige de todos os países, assegurar a competitividade de seus mercados investindo na formação de recursos humanos. Aos seus governos, cabe adequar os serviços educacionais