política
1) Discurso Político: resultado de uma atividade discursiva que procura fundar um ideal político em função de certos princípios que devem servir de referência para a construção das opiniões e dos posicionamentos.
2) O discurso Político dedica-se a construir imagens de atores e a usar estratégias de persuasão e sedução empregando diversos procedimentos retóricos. 3) O espaço político não corresponde necessariamente ao geográfico, mesmo que às vezes coincidam. Ele é fragmentado em diversos espaços de discussão, persuasão, de decisão que ora se recortam, ora se confundem, ora se opõem.
4) Legitimidade do discurso político: legitimidade não é legalidade. O discurso político que tem legitimidade é aquele que não é arbitrário, mas consentido pela sociedade, então:
• Poder legítimo: consentido pela sociedade.
• Poder legal: poder da lei.
• Poder ilegítimo: imposto, arbitrário.
5) Existem dois tipos de discurso:
• Discurso de ideias: baseado em verdades pessoais, dogmas, convicções.
• Discurso de poder: baseado em critérios que podem ser falsos ou verdadeiros. É dito o que é possível para atrair o público e não o que é verdadeiramente pensado ou sentido.
6) Estratégias do Discurso Político: Retórica
A retórica é a arte da persuasão pelo discurso.
07) Do surgimento do Estado e o contratualismo
• Formação Originária: agrupamentos humanos que não possuem nenhum outro Estado.
• Formação derivada: são estados que surgem com base em outros preexistentes. Por união (Ioguslávia, Checoslováquia, Reino Unido, URSS);
Por fracionamento (Bósnia, Sérvia, Montenegro, Eslováquia).
08) Estado: É a organização político-jurídica de uma sociedade para realizar o bem público/comum, com governo próprio e território determinado.
09) Formação do Estado – Existem duas teorias sobre a formação originária do Estado:
Formação natural, que afirma que o Estado se formou naturalmente e não por ato voluntário;
Formação contratual,