fisica
A reflexibilidade é a tendência dos raios de voltarem para o mesmo meio de onde vieram. A refração da luz é o fenomeno, no qual a luz passa de um meio para o outro. Pode os dois fenômenos ocorrem concomitantemente e haver predominância de um fenômeno sobre o outro.
2: As leis da reflexão
São: 1- O plano de incidência coincide com o plano de reflexão. 2- O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
3: Espelhos
Quando a superfície de separação entre dois meios permitir que a maior parte da luz seja refletida e essa reflexão for regular, dizemos que a superfície entre os dois meios se constitui num espelho.
4: Formação de imagens
O uso do espelho é possível como conseqüência da formação de uma imagem, por exemplo, através do espelho. O processo de formação da imagem tem a ver com a reflexão.
5: Imagem de um objeto puntiforme
Um objeto muito pequeno de dimensões desprezíveis pode ser representado como uma fonte de luz puntiforme.
6: Imagem de um objeto extenso
Consideremos a imagem de um objeto extenso na frente de um espelho plano. É fácil determinar a posição e a forma de um tal objeto. Basta lembrar que um objeto extenso é constituído de um grande número de pontos.
7: Imagens reais e virtuais
A imagem de um objeto diante de um espelho plano é uma imagem virtual. Imagens reais podem ser obtidas quando se usa espelho côncavo ou convexo.
8: Campo visual de um espelho plano
Um espelho tem um campo visual restrito para um dado observador. O campo visual é a região do espaço dentro do qual todos os objetos nela situados serão vistos.
9: Translações e rotações de um espelho plano
Quando fazemos uma translação de um espelho plano (isto é, o afastamos ou o aproximamos mantendo-o paralelo ao original) verificamos que a forma da imagem é preservada.
10: Rotação de um espelho plano
Consideremos um espelho plano que