POLÍTICA
Açu, Atafona e Grussaí do outro Lado da Lagoa também receberão mutirão
O Núcleo de Controle e Zoonoses de São João da Barra deu início nesta sexta-feira, 10, ao trabalho de combate à Dengue. A ação realizada em mutirão com mais de 100 agentes contemplou neste primeiro momento a praia de Grussaí. O grupo visitou cerca de 2.200 imóveis em busca de possíveis focos do mosquito aedes aegypti, já que o próprio Verão e a intensa chuva das últimas semanas do ano passado, motivam a proliferação de larvas.
O mutirão contra a Dengue começou por volta das 16h, com a concentração dos agentes na Avenida Liberdade. Os profissionais foram divididos em oito equipes cada uma com um supervisor. Os grupos visitaram as casas desde o balneário Chris, percorrendo toda a Avenida Atlântica e também as ruas adjacentes, além da Rua das Flores.
Para combater o mosquito os agentes estão realizando o trabalho de colocação de telas em caixas d’água, venenos em ralos, retiradas de pneus, inspeção de plantas, vasos e todo e qualquer material que acumula água, além de colher materiais para análise e orientar os moradores com as dicas de como evitar o foco do aedes aegypti.
O coordenador do Núcleo de Controle e Zoonoses, Cláudio Márcio Martins, disse que também já está sendo realizado o Levantamento do Índice Rápido para o aedes aegypti (LIRAa). “Já está em nosso laboratório para análise todo o material necessário para realizarmos o primeiro levantamento do ano e na próxima semana vamos divulgar os resultados”, explicou Cláudio Márcio.
O último LIRAa foi realizado em outubro do ano passado e apresentou índice de 0,7% de infestação no município, taxa inferior a 1%.
Cláudio Márcio ainda informou que serão realizados mais três mutirões e o próximo será no dia 24 de janeiro, no Açu; 07 de fevereiro, em Atafona e 21 de fevereiro, em Grussaí, do outro lado da Lagoa.