Política social
O termo ''lírico'' vem do latim (lyricu) e quer dizer ''lira'', um instrumento musical grego.
Durante o período da Idade Média os poemas eram contados e divididos por métricas (a medida de um verso, definida pelo número de sílabas poéticas). A combinação de palavras e rimas, por exemplo, foram cultivadas pelos poetas como forma de manter o ritmo musical.
Gênero Narrativo
O termo "narrar" vem do latim "narratio" e quer dizer o ato de narrar acontecimentos reais ou ficticios. Com o passar dos anos surgiu dentro do gênero épico a variante: gênero narrativo, a qual apresentou concepções de prosa com características diferentes, o que fez com que surgissem divisões de outros gêneros literários dentro do estilo narrativo: o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula.
A narrativa é composta por:
Narrador: é quem narra a história, pode ser onisciente (terceira pessoa, observador, tem conhecimento da história e das personagens, obeserva e conta o que está acontecendo ou aconteceu) ou personagem (em primeria pessoa; narra e participa da história e, contudo narra os fatos à medida em que acontecem, não pode prever o que acontecerá com os demais personagens).
Tempo: é um determinado momento em que as pessonagens vivenciam as suas experiências e ações. Pode ser cronológico (um dia, um mês, dois anos) ou piscicolégico (memória de quem narra, flash-back feito pelo narrador)
Espaço: lugar onde as ações acontecem e se desenvolvem.
Enredo: é a trama, o que está envolvidona trama que precisa ser resolvido, e a sua resolução,ou seja, todo enredo tem início, desenvolvimento, climax e desfecho.
Tipos de Narrativa:
Romance: É uma narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, possui personagens variados em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.
Novela: É um módulo mais complicado do romance e também mais dinâmica, é dividida em episódios, são