POLÍTICA MONETÁRIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
Módulo 1A
Política Econômica Brasileira, Fiscal, Monetária e Câmbial
Orientador: ASSIS MAURO AVELAR VIANA
NOMES DO ALUNO: MOREIRA, Hugo Leonardo
Belo Horizonte / MG
1º semestre / 2015
Política Monetária
A política monetária, segundo Rossetti (1998, p.253), pode ser definida como “o controle da oferta de moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo.” As autoridades monetárias podem exercer o controle da oferta de moeda para agir sobre a atividade econômica em diversas situações.
A política monetária enfatiza sua atuação sobre os meios de pagamentos, títulos públicos e taxa de juros, modificando o custo e o nível de oferta do crédito. Geralmente, a política monetária é executada pelo Banco Central de cada país, que possui poderes e competências próprios para controlar a quantidade de moeda na economia. A política monetária brasileira é realizada através das diretrizes do Conselho Monetário Nacional (CMN) e das ações do Banco Central do Brasil (Bacen).
A administração as política monetária é realizada através de instrumentos (ferramentas) clássicos de controle monetário. Estes instrumentos têm como principal objetivo controlar a situação de acordo com o momento que o país enfrenta, tendo como principal preocupação manter os níveis de inflação em baixa, possibilitando a estabilidade da economia e o desenvolvimento do país. O incentivo e a restrição ao crédito, que possuem efeito direto sobre determinados setores da economia, são utilizados pelo governo como instrumentos de desenvolvimento microeconômico. Estes instrumentos serão devidamente detalhadas mais a frente na página 6:
a) recolhimentos compulsórios
b) políticas de redesconto bancário e empréstimos de liquidez
c) operações de mercado aberto – open market
d) O controle e a seleção do crédito
Uma política monetária é expansionista quando