Política Monetária
Qual o papel da política monetária? Por que é que o Banco Central tem o controle total sobre a condução da política monetária? Em sua opinião, a condução da política monetária com o objetivo de manter inflação a 5,5% deve manter-se no contexto atual? Justifique. Política monetária é o instrumento de política econômica utilizado pelo Governo para interferir na economia¹.
É a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez do sistema econômico. Refere-se à ação do Governo no sentido de controlar as condições de liquidez da economia.
Divide-se em política monetária ativa e passiva. A ativa tem como objetivo do Governo controlar a oferta da moeda. A política monetária passiva tem como objetivo do Governo determinar a taxa de juros.
Por determinação legal, é o Banco Central que controla o volume de moeda manual da economia.
O Banco Central tem o controle da condução da política monetária porque a sua principal meta é o controle da inflação, ou seja, a manutenção do poder de compra real. É de competência do Banco Central do Brasil cuidar do dinheiro, para que ele mantenha seu valor de compra².
Para poder atingir sua meta, o Banco Central dispõe de três mecanismos: reserva bancária (aumento ou diminuição dos depósitos compulsórios junto aos Bancos), compra e venda de títulos públicos (é outra forma de injetar dinheiro na economia) e controle da taxa de juros.
O controle da taxa de juros é também um dos mecanismos do Banco Central para fazer política monetária. Assim, quando deseja estimular o consumo, ele diminui a taxa de juros; e quando deseja frear o consumo, ele aumenta a taxa.
Porém há um dilema para o Banco Central: se baixar muito a taxa de juros, incentivando o consumo, pode ocorrer que o mercado não esteja abastecido de mercadorias suficientes, o que vai acarretar uma inflação de demanda.