Política de Aristóteles
ARISTÓTELES. Política, São Paulo-SP: Martin Claret, 2002.
RESUMO
Na obra “Política” de autoria de Aristóteles, traz idéias de organização política em que fica proposto que o mesmo é a ciência que surge para trazer uma determinada felicidade humana. Ele traz uma discussão acerca, da maneira com que se é governado, as diversas formas de governo, os elementos em que surgem em uma cidade para um tipo de organização. Qual a influência existente do modo de se governar e do papel de todos numa sociedade. Mostra a importância dos governos em cada época. Outros destaques na obra é a relação entre o comandante e o comandado. Que mostra homens nos quais não tem seu próprio propósito e buscam ao propósito dos outros. Além de trazer, a tese principal que é mostrar que política encontra-se, de certa forma, ligada à moral e que o estado deve levar o homem a virtude e a felicidade, fins aos quais se propõe a atividade política. Tratando das origens e necessidade do estado e dos elementos básicos para um governo virtuoso.
PALAVRAS-CHAVE: Os elementos da cidade; Divisão dos governos; A educação dos jovens.
CITAÇÕES:
LIVRO I: CAP. I
“Toda Cidade é um tipo de associação, e toda associação é estabelecida tendo em vista algum bem (pois os homens sempre agem visando a algo que consideram ser um bem); por conseguinte, a sociedade política [pólis], a mais alta dentre todas as associações, a que abarca todas as outras, tem em vista a maior vantagem possível, o bem mais alto dentre todos.”(P.53)
“Na política , assim como em qualquer outro ramo da ciência, para conhecer as coisas compostas temos de as decompor (syntheton) até chegarmos aos seus elementos mais simples. Dessa forma, ao considerar os elementos dos quais a cidade é composta, veremos melhor em que diferem entre si, e se é possível chegar a alguma conclusão científica e prática acerca desses objetos dos quais acabamos de referir.”(P.54)
CAP. II
“E quando várias aldeias se unem em uma única e completa