Polímeros
O que são e como são feitos os polímeros? Trata-se de macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores. Os polímeros não são apenas os plásticos, eles também entram na constituição do nosso corpo. Por exemplo, o ADN, que contém o código genético que define as características das pessoas e outros seres vivos, é um polímero. Também são polímeros as proteínas e o amido nos alimentos. Assim, existem polímeros naturais e polímeros sintéticos. Toda a matéria é constituída por pequenas unidades a que chamamos moléculas. Os POLÍMEROS são grandes moléculas. A razão pela qual são tão grandes é porque são formados por moléculas menores, que estão todas ligadas como blocos numa construção de LEGO. Estas moléculas menores, que formam o polímero, são chamadas monómeros.
TIPOS DE POLÍMEROS
Copolímero:
é um plástico formado por diferentes monômeros.
As utilidades são inúmeras. Esses monômeros apresentam estruturas variadas, pois podem ser de apenas dois, três ou mais tipos e pode haver também uma regularidade ou irregularidade da cadeia molecular do copolímero. Na indústria farmacêutica os copolímeros de ácido metacrílico são usados para fazer revestimento de comprimidos gastro-resistentes, os copolímeros de aminoalquil metacrilato são usados para revestimentos de comprimidos gastrossolúveis, os copolímeros de amônio metacrilato são usados para revestimentos de comprimidos de liberação controlada.
Polímeros de adição: como o próprio nome já diz, são formados pela adição de moléculas pequenas (monômeros) iguais entre si, essas moléculas agem como reagentes, e dão origem a um produto que recebe o nome de polímero. Esta reação é chamada de polimerização. Para que a polimerização ocorra, é necessário que haja no monômero pelo menos uma ligação dupla entre carbonos, para que durante a reação ocorra a ruptura dessa ligação, formando novas ligações simples. No nosso dia-a-dia fazemos o uso dos mais variados objetos, e podemos nos