Polímeros
Polímeros Sintéticos
Daniel Balieiro
Turma 331
Canoas, novembro de 12.
O que são?
Polímeros são agrupamento de monômeros, que ao se ligarem, formam macromoléculas, denominadas polímeros e esta reação é chamada de polimerização.
Temos dois tipos de polímeros sintéticos, os de adição e os de condensação.
Polímeros de adição: quando as substâncias utilizadas geram obrigatoriamente uma ligação dupla entre os carbonos. No momento da polimerização, ocorre a quebra do π e gera duas ligações simples.
Polímeros de condensação: são formados a partir de dois monômeros distintos e com a extinção de pequenas moléculas, neste tipo de polimerização, não são necessárias ligações duplas por entre os carbonos, porém, são extremamente necessária a presença de dois grupos funcionais diferentes.
Estrutura
Dependendo da natureza dos monômeros e da técnica de polimerização, os polímeros podem exibir diferentes estruturas. As mais comuns são linear, a ramificada ou em rede
Dos polímeros são feitas sacolas plásticas, para-choque de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas, chicletes e alguns tipos de roupas feitas deste polietileno ramificado de baixa densidade.
Conclusão
Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização.
Eles são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monômeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas que seus monômeros, mas em maior quantidade absoluta.
Podemos observar que os polímeros são muito importantes no nosso cotidiano, e que apesar de serem bastante poluentes eles podem ser recicláveis. Além disso, eles são mais leves e assim gastam menos combustível no seu transporte, o que diminui a poluição. São