polímeros
FABRÍCIA LYRIO DA SILVA
WANDERLEY APARECIDO DA SILVA
POLÍMEROS
GUARAPARI, 21 DE MARÇO DE 2014
FABRÍCIA LYRIO DA SILVA
WANDERLEY APARECIDO DA SILVA
POLÍMEROS
Trabalho apresentado à disciplina de Ciências dos Materiais, como requisito básico para obtenção de nota parcial no curso de Engenharia Civil, 4º período. Orientador Cláudio da Silva.
GUARAPARI, 21 DE MARÇO DE 2014
INTRODUÇÃO
Polímeros são macromoléculas em que existe uma unidade que se repete, chamada monômero. O nome vem do grego: poli = muitos + meros = partes, ou seja, muitas partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização. Para demonstrar a importância do estudo dos polímeros, basta mencionarmos que a variedade de objetos a que temos acesso hoje se deve à existência de polímeros sintéticos, como por exemplo: sacolas plásticas, para-choques de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas, chicletes, camisinha, etc. Nesta seção você vai saber como a polimerização acontece e como os químicos produzem polímeros. Vai conhecer também a diversidade de polímeros existentes atualmente e como os mesmos foram obtidos. E ainda: a conscientização ambiental para o controle do descarte destes materiais no meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO
Tudo começou durante a Segunda Guerra Mundial (1939), muitos precisavam de um isolante elétrico, e então surgiu a primeira utilização de polímeros em radares militares. Os radares militares foram muito importantes durante a guerra, através deles era possível perceber a chegada dos inimigos como também situar as tropas de combate. Foi por isso que a primeira utilização dos polímeros ficou conhecida, eles isolavam a parte elétrica desses radares. Atualmente, a importante utilização de polímeros como isolante em instalações elétricas se faz presente através dos polietilenos. Os polietilenos