Toxicologia
Aspergillus flavus: Sintomas: redução no crescimento, lesão hepática, imunossupressão, icterícia. Efeito: Hepatotóxica, nefrotóxica e carcinogênica.
Condições que os fungos precisa para viver, desenvolver: Para que os fungos possam colonizar é necessário que ela apresente condições favoráveis de umidade, temperatura, aeração, pH e ausência de substâncias tóxicas.
Principais no MS
Enterolobium: Condições em que ocorre a intoxicação - Período de frutificação: Ingestão espontânea dos frutos.
Sinais clínicos : Inquietação (sacode a cabeça, lambe os flancos e virilh). Edema de barbela. Icterícia. Ressecamento e perda da elasticidade da pele. Formação de crostas. Desprendimento da pele e do couro. Diarréia. Aborto.
Lesões da pele: icterícia, aumento da vesícula biliar. Fígado -> Toxina -> Pele = fotossensibilização.
Tratamento, Profilaxia e Controle: Retirada dos animais do local; Colocar em área sombreada; Evitar acesso à planta em fase de frutificação. (antibiótico/antiinflamátorio).
VERNONIA (V. rubricaulis/ V. molissima) - HEPATOTÓXICAS: Condições em que ocorre a intoxicação: Queimadas, roçadas e pastoreio rotacionado; Brotação da planta.
Sinais clínicos: Apatia, tremores, focinho seco, fezes ressequidas com estrias de sangue. Pode ser confundida com raiva, BSE (vaca louca) e Botulismo.
Lesões: áreas claras intercaladas com áreas vermelho escuras no fígado, necrose de coagulação associada a hemorragias.
Diagnóstico diferencial: visto no fígado
Tratamento, Profilaxia e Controle: Evitar que os bovinos tenham acesso às plantas na fase de brotação.
Mascagnia pubiflora: Condições em que ocorre a intoxicação: Época da seca: escassez de pastagem (planta em fase de brotação) Presença da planta é suficiente.
Sinais clínicos: Morte súbita; Não tem