fisica
A atmosfera nas regiões das grandes cidades e dos polos industriais concentra grandes quantidades de gases poluentes. Os principais causadores dessa poluição são os veículos e asfábricas.
Uma das consequências desses poluentes é o aquecimento global. Quando a Terra recebe a luz do Sol, ela reflete parte do calor de volta ao espaço. Se a atmosfera estiver poluída com acúmulo de dióxido de carbono, esse calor não consegue ultrapassá-lo. É o chamado 'efeito estufa', que deixa entrar o calor do Sol mas não deixa que parte dele seja irradiado de volta para o espaço. A temperatura média na Terra fica mais alta devido a esse calor excedente.
Outra das consequências da poluição é a 'chuva ácida'. Durante aformação das chuvas, se a atmosfera estiver poluída com dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, eles se transformam em ácido sulfúrico e ácido nítrico antes de se precipitarem de volta à terra, causando enormes estragos à vida na superfície e nas águas dosrios e lagos, pela poluição da água e poluição do solo.
Muito barulho pode causar surdez
Além da contaminação do meio ambiente por resíduos tóxicos, temos convivido com apoluição sonora, causadora de doenças da modernidade, como o estresse.
O barulho intenso das grandes cidades não permite que as pessoas descansem o necessário, causando-lhes irritabilidade e cansaço mental. Isso, ao longo dos tempos, pode causar doenças, pois o corpo fica fragilizado, diminuindo a resistência física das pessoas. Em determinados dias ficamos irritados, com dor de cabeça e não sabemos os motivos. Esse mal-estar pode ser causado pela poluição sonora - barulhos e excessos de ruídos a que estamos expostos.
Muitas pessoas moram em locais com grande fluxo de carros, com barulhos intensos de trânsito, buzinas, fumaças, que desencadeiam um alto nível de irritabilidade, e baixa concentração.
Em casa, os barulhos também estão presentes, e os eletrodomésticos não ficam para trás.Liquidificador, batedeira, aspirador de