Polímeros usados como materiais de engenharia
Slide 1 – Apresentação
Slide 2 – Introdução
Polímeros, em grego, significa POLI = vários; MERO = partes.
São macromoléculas (moléculas enorme), formados pela junção de moléculas menores (monômeros), ou seja, toda vez que diversos monômeros são agrupados (ligados), nós vamos produzir polímeros.
Polímeros Naturais: são aqueles que encontramos na natureza (mais estudados na bioquímica), ler os exemplos.
Polímeros Sintéticos (ou artificiais): podem ser obtidos por via sintética (através de reações químicas em laboratório), e dentre eles se encontram importantes materiais de engenharia.
Exemplos (figuras), polietileno: filmes para embalagens em geral; polipropileno: parachoques de carro; policloreto de vinila (PVC); tubos rígidos para água e esgoto, tubos flexíveis para água.
Slide 3 – Introdução
Com o desenvolvimento da indústria dos polímeros, muitos produtos que antigamente eram produzidos com materiais como o vidro, cerâmica, aço, etc. hoje são substituídos por diversos tipos de plásticos (complemento do 1º parágrafo).
Vantagens: ler as vantagens e complementar que entre outros aspectos citados, os polímeros em cumprem de forma mais eficaz os requisitos pretendidos para os produtos.
Slide 4 – Introdução
É lógico que o nosso interesse é de estudar os polímeros sintéticos, que poderão ser obtidos através de: ler o slide. Ao final complementar que, em alguns livros, não é citada a última forma de obtenção.
Slide 5 – Características * Grande resistência mecânica * Resistência a temperatura elevadas * Propriedades mecânicas mantidas em larga faixa de temperatura * Resistência a solventes e reagentes * Boa estabilidade dimensional * Resistência às radiações eletromagnéticas
Slide 6 – Classificação quanto à sua Aplicação
Nós iremos abordar a classificação do ponto de vista da aplicação. Os quais podem ser distribuídos em 2 grandes grupos: plásticos de uso geral e plásticos de engenharia.