Polícia Comunitária
CFSD- Curso de Firmação de Soldados 2014
Disciplina: Policiamento Comunitário
Instrutora: Cap. PM Lorena
POLÍCIA COMUNITÁRIA INTERNACIONAL
NA EUROPA / ESPANHA
Componentes:
AL SD PM Nery
AL SD PM Dos Santos
AL SD PM Cristiano
AL SD PM Sobrinho
AL SD PM Mizael
Caldas de Cipó, 10 de fevereiro de 2014
Policia Comunitária na Europa – Modelo Espanhol Na segunda metade da década de 90 houve mudanças na segurança pública espanhola, motivadas pelo resultado de avaliação promovida pelo diretor de policia que tornara responsável pela segurança nacional. O resultado principal da análise foi que a policia espanhola era ineficaz nos crimes que afetavam os cidadãos. Então foi necessário um modelo de policia que tratasse com melhor eficácia, para isso foi necessário buscar referências em outros países: a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e o Canadá.
De posse das referências deu-se início a implantação da polícia comunitária, porém houve resistência de alguns órgãos da policia, sendo necessário implantar o projeto piloto em cidades mais receptivas ao modelo. No projeto piloto os policiais eram divididos em duplas em patrulhamento a pé, cabendo a eles servir a comunidade de forma plena, integrando-se e cooperando com os moradores da área. Como resultado inicial existiu a colaboração dos cidadãos residentes nas áreas permitiu analisar e identificar melhor os problemas e tentar solucioná-los.
O sucesso do projeto piloto permitiu ampliar o programa para mais seis cidades que possuíam os maiores conflitos e mais populosas. Foi realizado planejamento e transmitidos às cidades menores. Algumas cidades solicitaram a implantação do novo modelo de polícia mais rápido, o que necessitou realizar algumas mudanças. Para conscientização da população, foi utilizada propaganda do projeto através de folhetos publicados pela administração da polícia, positivos resultado foram percebidos