Poluições Ambientais
Essa poluição pode causar alterações nas proporções das características de um dos elementos que formam o próprio meio ambiente, no caso o aumento da concentração do dióxido de carbono que está presente na atmosfera.
Existem vários tipos de poluição seja ela, química, física, biológica ou radioativa.
Sendo assim em geral a adição de um tipo destes poluentes altera outras características da água.
A água pode ter sua qualidade afetada pelas mais diversas atividades do homem, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais. Cada uma dessas atividades geram poluentes característicos que têm uma determinada implicação.
As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
Em função destes problemas, os governos preocupados, tem incentivado a exploração de aquíferos (grandes reservas de água doce subterrânea). Na América do Sul, temos o Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado. Grande parte das águas deste aquífero situa-se em subsolo brasileiro.
De acordo com, Lurdes Duarte. “Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Um milhão não tem acesso à água potável.”
Por isso, temos que ter o controle dessa poluição hídrica, pois a água é um recurso natural indispensável para nossa sobrevivência, e com isso precisamos adotar medidas como: