Organização Mundial do Comercio
FORMAÇÃO BÁSICA - ESCOLA DE NEGÓCIOS.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO.
curitiba
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO.
PROJETO APRESENTADO A UNIVERSIDADE POSITIVO COMO REQUISITO PARCIAL DE NOTA NA MATÉRIA DE ECONOMIA – FORMAÇÃO BÁSICA 1ND, SOBRE ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA FRANCIOSE IATSKI DE LIMA
Curitiba
2014
Sumário
1. introdução
2. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO
3. ORIGENS DA OMC
4. O QUE É A OMC?
5. NOVOS OBJETIVOS DA OMC
6. FUNÇÕES DA OMC3
7. ESTRUTURAS DA OMC
8. IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
9. CAPACITAÇÃO COMERCIAL
10. MEMBROS E OBSERVADORES DA OMC
11. MEMBROS E OBSERVADORES DA OMC
12. conclusão
13. referências
1.INTRODUÇÃO
Neste trabalho, apresentaremos sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC) - WTO (World Trade Organization), vamos falar sobre sua história, as principais rodadas (negociações no âmbito do antigo GATT, que a cada rodada/ronda é lançada uma agenda de temas que serão discutidos entre os membros da OMC para firmarem acordos), funções da OMC, objetivos, estruturas e membros participantes e observadores.
2. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO
2.1 ORIGENS DA OMC
Antes da instauração da OMC (Organização mundial do comércio), existia o GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio) que foi implantado a partir de 1947 para estabelecer o livre comércio. No entanto, não havia uma consideração em relação às disparidades existentes entre os países, dessa forma, todos os tributos de exportação e importação eram iguais, com isso as economias fragilizadas nem sempre conseguiam prosperar economicamente.
As origens da OMC remontaram ao final da Segunda Guerra Mundial e aos esforços dos aliados em reconstruir a economia mundial.
Em 1994, foi concluído um acordo, em Bretton Woods/EUA, com objetivo de criar um ambiente de maior cooperação na área da economia