Poluição
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
Lorena Seffair e Thainá MoraesTurma: 9b
POLUIÇÃO
Boa Vista, Maio de 2014
Na legislação brasileira, a poluição é definida em termos gerais pela Lei n°6.938, de 31 de agosto de 1981, no art.3°, III , como "a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente a) prejudiquem a saúde, a segurança, o bem-estar da população ; b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas ; c) afetem desfavoravelmente a biota ; d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente ; e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidosA poluição sonora é o ruído (conjunto de sons indesejáveis ou que provoquem uma sensação desagradável) capaz de incomodar ou de gerar malefícios à saúde, tornando-se um impacto ambiental. Caracteriza-se pelos gravíssimos efeitos que podem ser causados à qualidade de vida e à saúde e pela dispersão e dificuldade de identificação das fontes.
Em geral, a área que é mais atingida pela poluição sonora é a mente, nosso psiquismo, gerando estress, noites mal dormidas, em razão da pertubação do seu ritmo biológico.
Por conseguinte, encontram-se os recursos hidrícos, em que a água é considerada um dos mais importantes elementos da natureza. Para o homem ela se reveste se um caráter de imprescindibilidade, pois, sem a presença de água, não há vida. o homem hodierno tomou a consciência de que, sem um ambiente ecologicamente equilibrado não há de se falar em vida. O homem não está desvinculado completamente do ambiente em que vive. Pelo contrário, ele faz parte deste sistema, devendo assumer a responsabilidade na preservação do mesmo. Ou seja, a poluição das águas é um problema bastante comum, devido ao grande lançamento de poluentes provocante graves alterações nos ecossistemas.
Outrossim, o crescimento populacional descontrolado e acelerado aliado ao desenvolvimento tecnológico industrial para