Poluição
Poluição é a introdução de um ou mais agentes externos a um ambiente ou ecossistema, prejudicando o equilíbrio dos mesmos. Esse agente externo pode ser químico (por exemplo, mercúrio em um rio ou lago), físico
(por exemplo, poluição sonora nas grandes cidades, a radioatividade em corpos d'água e no ar), biológico (por exemplo, esgoto rico em bactérias patogênicas derramado em um rio).
Sabe-se que as águas doces (rios, lagos, etc.) do planeta e em condições de utilização são cada vez menos, porque a sua qualidade diminui de dia para dia, por causa da poluição. Os rios são poluídos pela contaminação de lixos orgânicos, incluindo as excreções humanas e dos animais, e resíduos agrícolas resultantes da decomposição das plantas. Com o aumento da população e a aparição da atividade industrial, a poluição dos rios e lagos não pararam de aumentar.
As principais fontes poluidoras são:
As águas residuais urbanas, que contêm os resíduos resultantes da vida quotidiana. as águas de origem industrial que são a principal fonte de poluição das águas dos rios.
Os principais fatores poluentes são o petróleo, o carvão, as indústrias químicas e as que utilizam como matéria-prima a celulose.
A poluição de origem agrícola proveniente essencialmente de certos produtos utilizados na agricultura, como os adubos, inseticida e dejectos de origem animal.
A água consegue dissolver certas substâncias, mas, se aconcentração das substâncias ultrapassa certos limites, as águas não podem regenerar.
A vida desaparece e os rios e lagos transformam-se em gigantescos esgotos.
Os resíduos industriais lançados nos rios provocam verdadeiras catástrofes nas comunidades aquáticas, com efeitos mortais nos peixes.
Os pesticidas desempenham um papel muito importante na poluição das águas e são muito nocivos para os seres vivos.
A poluição da água dos rios constitui um problema cada vez mais preocupante para todos os
países.