Poluição
Numa obra dentro da construção civil, utilizamos diversos tipos de materiais, entre eles podemos destacar o cimento, a areia, ferro, concreto, gesso, tinta, cerâmica entre outros.
Numa obra, ou até mesmo numa pequena reforma, existe a parte que é utilizada, e a parte que sobra, seja porque quebrou, cortou ou até mesmo sobrou material que não foi utilizado no mesmo dia, e não pode ser mais reutilizado, esses resíduos nós denominamos eles de entulho.
Esses entulhos deveriam ser levados separados para um local onde fizessem uma reciclagem, e pudéssemos reutilizar o mesmo economizando na obra e evitando a poluição.
Na pratica, esse entulho é jogado na maioria das vezes em locais clandestinos, onde fica em contato direto com o solo, causando poluição do mesmo. Com isso, pode trazer problemas para o solo, devido a química do material, causando doenças e ate mesmo epidemias.
O saneamento ambiental é um conjunto de ações que tornam uma área sadia, limpa e habitável. Os serviços de saneamento ambiental integram ações de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, drenagem de águas pluviais, controle de vetores e, como seria de se esperar, a coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos urbanos.
A correta gestão desses serviços melhoram a qualidade de vida do meio urbano pela preservação da saúde e do bem- estar da comunidade. Saúde e ambiente são interdependentes e inseparáveis
(OPAS 2002).
Devido à sua importância para a vida, estes são considerados serviços essenciais de interesse público. Como serviços essenciais, estes devem ser prestados pelo poder público de forma a garantir a sua universalidade, qualidade, equidade, remuneração módica, controle e participação social (DOLCI 2002a) .
No Brasil, a Construção civil esta em crescimento continuo, as construções verticais, cada vez mais altas estão espalhadas no cenário brasileiro. Com uma alta demanda de produção, ocorre uma geração muito grande de entulho, que é