Comunicação
Resumo crítico: redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha.
Resumo indicativo: indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos, etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.
Resumo informativo (científico): informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
O resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
Extensão: ➢ De 150 a 500 palavras: trabalhos acadêmicos e relatórios técnico-científicos. ➢ De 100 a 240 palavras: artigos de periódicos. ➢ De 50 a 100 palavras: indicações breves, documentos em geral. ➢ Os resumos críticos (resenhas) não têm limite de palavras.
RESENHA O resumo crítico é uma redação técnica que avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ou literária. Quando escrito para ser publicado em revistas especializadas, é chamado de resenha. Resenha (ou resumo crítico) não é apenas um resumo informativo ou indicativo. A resenha pede um elemento importante de interpretação de texto.
Antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando:
1. Qual o tema tratado pelo autor?
2. Qual o problema que ele coloca?
3. Qual a posição defendida pelo autor com relação a este problema?
4. Quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição? Essas questões são suficientes para fazer um resumo informativo, mas, para um resumo crítico, falta a crítica, ou seja, a análise do texto. E o que