Poluição água
ÁGUA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Wander Lúcio Braga e Sousa1
Milton Neemias2
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o tão almejado desenvolvimento sustentável e da água doce no Planeta Terra. A opção por esta temática justifica-se pela crise ambiental que atinge todo o planeta, evidenciada especialmente a partir de 1972 com a Conferência em Estocolmo, onde surge o conceito de desenvolvimento sustentável. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos e dissertações relacionadas ao tema. Nota-se que a exploração dos recursos naturais extrapola o limite da racionalidade: os recursos passam a ser utilizados de forma descontrolada, sem a preocupação com as possíveis consequências, até porque, devido a sua abundância, acreditava-se serem infinitos (na verdade uma ilusão de fartura que dificulta a compreensão da realidade). Atualmente, reconhece-se que os recursos naturais não são infinitos mas, ao contrário, podem se esgotar em função da utilização irracional, sem o devido planejamento. Prova disto está na constante redução da disponibilidade de determinados recursos, entre eles o de água potável. Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, água, recurso hídrico, globalização.
INTRODUÇÃO
A preocupação com o desenvolvimento sustentável surgiu desde a
Conferência de Estocolmo em 1972. Nesse período já houve uma constatação de que os recursos naturais explorados pelo homem eram limitados e já encontravam-se em situação de esgotáveis e sem condição de sua recomposição natural, tudo devido ao uso abusivo para suprir as necessidades do desenvolvimento econômico.
No período da Revolução Industrial ocorreram várias mudanças: entramos na era das máquinas, os combustíveis fósseis e a energia hidrelétrica foram essenciais para o crescimento da indústria capitalista e tudo passou a ser consumido em quantidades absurdas, inclusive o bem mais precioso que temos para a