ateriais Mecânicos
MATERIAIS MECÂNICOS II
Relatório de Metalografia
Estruturas Soldadas
Nome:
Turma:
Data:
1) Introdução
Neste experimento serão abordadas metodologias de preparação metalográfica. A metalografia consiste na preparação e na análise da microestrutura de metais, em termos gerais, pode ser classificada como uma técnica de análise microestrutural. Nesse experimento, vamos analisar alguns pontos em uma peça soldada, como o metal de base, zona fundida, zona termicamente afetada e a zona de ligação.
2) Objetivo
Fazer a análise e a preparação metalográfica, e analisar a microestrutura em diferentes pontos da peça mostrando a diferença entre as áreas afetadas ou não pela zona afetada pelo calor (ZAC).
3) Procedimento Experimental
Lixamento
Foram utilizadas lixas d’água de varias granulometrias diferentes, sendo que inicialmente o processo consiste na utilização de lixas de maior granulometria, e finalizando-se coma utilização de lixas mais finas, sendo que a cada troca de lixa, ocasiona uma rotação de 90° da amostra, com o intuito de que cada nova lixa retire as marcas deixadas pela anterior.
Figura 1 - Representação esquemática do método de lixamento com trabalho em sentidos alternados.
Polimento
O polimento tem como finalidade a retirada de todas as marcas ainda existentes na amostra, melhorando assim o seu acabamento superficial. O processo de polimento pode ser realizado de varias formas, sendo que o processo utilizado é conhecido como processo mecânico, este tem como característica a utilização de uma politriz, sendo a amostra trabalhada manualmente no disco de polimento.
Durante o processo de polimento pode-se utilizar diversos abrasivos, sendo que os mais utilizados são a pasta de diamante e a alumina, o critério utilizado na escolha do abrasivo, depende das propriedades do material estudado, tendo cada material seu abrasivo especifico. Na metalografia