3 ENSAIO DE MATERIAIS13
626 palavras
3 páginas
3 ENSAIO DE MATERIAIS 133.1.Ensaios Destrutivos 13
3.1.1 Definição 13
3.1.2 Importância 13
3.1.3 Tipos mais comuns 13
3.2 ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS- END 17
3.2.1 Ensaio Visual 18
3.2.2 Liquidos Penetrantes 19
3.2.3 Partículas Magnéticas 20
3.2.4 Ultra-Som 21
4-CONCLUSÃO 21
5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 22
3 ENSAIO DE MATERIAIS
Os ensaios mecânicos dos materiais são procedimentos padronizados que compreendem testes, cálculos, gráficos e consultas a tabelas, tudo isso em conformidade com normas técnicas.Realizar um ensaio consiste em submeter um objeto já fabricado ou um material que vai ser processado industrialmente a uso, chegando a limites externos de solicitação.
3.1.Ensaios Destrutivos
3.1.1 Definição
São aqueles que deixam algum sinal na peça ou corpo de prova submetido ao ensaio, mesmo que estes não fiquem inutilizado.
Exemplos: tração, compressão, cisalhamento, dobramento, flexão, embutimento, torção, dureza, fluência, fadiga e impacto.
3.1.2 Importância
É por meio dos ensaios mecânicos que se verifica se os materiais apresentam as propriedades que os tornarão adequados ao seu uso.Dessa forma, tem-se o controle de qualidade do produto garantido assim confiabilidade e segurança para o cliente.
3.1.3 Tipos mais comuns
a) Ensaio de tração.
Consiste na aplicação de uma carga de tração crescente, em uma única direção, em um dado corpo de prova, previamente preparado e normatizado, até a ruptura do mesmo.Neste ensaio deseja-se medir a variação no comprimento em função da carga aplicada, utilizando uma máquina de tração como visto nas figuras abaixo
3.2 ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS- END
Os Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executados nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.Constituem uma das principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para garantir a qualidade, reduzir os custos e aumentar a