poluição sonora
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
POLUIÇAO SONORA
MANAUS, AM
2014
Acadêmicos:
POLUIÇÃO SONORA
MANAUS, AM
2014
TEMA
Poluição sonora
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Os efeitos da poluição sonora na nossa saúde, e seus limites legais.
PROBLEMA
A poluição sonora passou a constituir atualmente um dos principais problemas ambientais dos grandes centros urbanos e, eminentemente, uma preocupação com a saúde pública.
É considerado como poluição sonora qualquer ruído os limites estabelecidos pela legislação ou, que seja capaz de provocar desconforto, e prejudicar a saúde humana.
HIPÓTESE
A principal medida para se prevenir dos efeitos da poluição sonora se configura, num primeiro momento, na imediata redução do ruído e demais sons poluentes na fonte emissora. Pode-se ainda reduzir do período de exposição e, quando isso não for possível, neutralizar do risco pelo uso de proteção adequada (em geral, com o uso de protetores auriculares) Em longo prazo, a principal medida é a educação da população, a fim de que todos possam ter ciência dos danos gerados pela vida numa sociedade onde o barulho é gerado de forma indiscriminada.
JUSTIFICATIVA
A diversidade das fontes causadoras de poluição sonora está se tornando objeto de preocupação do Poder Público e da coletividade.
A emissão de ruídos, em decorrência de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política. O que pode ainda ser agravado pela característica de causar perda gradativa de audição.
Uma das principais fontes causadoras de poluição sonora são os bares e casas noturnas que, apesar da imensa perturbação, aumentam dia-a-dia. Esta fonte é típica dos grandes centros urbanos, onde os bares e as casas noturnas são objeto de diversão de muitas pessoas.
Os ruídos produzidos por essas atividades acabam por