anelideos
De
Biologia
Nome: Felipe Yuji Nº 6 2º EM
Matéria: Biologia Professor: Jorge
Materiais:
-Bisturi
-Tesoura
-Alfinetes
-Pinça
-Pisseta
-Isopor
-Luvas
Procedimento:
Prender o minhocoçu pelas pontas com dois alfinetes, abrir o minhocoçu com o bisturi, e usar a pinça para abrir o minhocoçu e colocar alfinetes para manter ela com o corpo aberto, após a minhocoçu estar presa, passar uma água por cima para retirar o sangue e as sujeiras.
Perguntas:
1) Esquematize o anelídeo, indicando as regiões identificadas.
2) Cite as novidades evolutivas, que surgem nos animais, a partir dos anelídeos.
3) Qual a relação do nome deste filo, anelídeos, e a morfologia corporal deste animal.
4) Diferencie as três classes principais deste filo.
5) Explique a importância dos anelídeos para o ser humano e as plantas.
Respostas:
1)
2) Surge primeiramente nos anelídeos o sistema circulatório fechado com a presença da hemoglobina que é responsável por deixar o sangue de cor avermelhada e por facilitar o transporte de O2, o celoma, sistema nervoso formado por gânglios ventrais.
3) O nome do filo, anelídeos, está relacionado com a morfologia corporal, pois o corpo apresenta segmentações corporais aneladas.
4) As três classes são aquetas, oligoquetas e poliquetas, onde aqueta não possui cerda, que é responsável pela locomoção, e fazem respiração tegumentar, com a presença de ventosas, como um exemplo a sanguessuga, oligoqueta possui pouca cerda, e também faz respiração tegumentar, além de possuírem ocelos, como um exemplo minhocas-da-terra e poliqueta que possui muita cerda, além de parapódios que é responsável por trocas gasosas, como um exemplo os nereis.
5) A importância para as plantas é que a minhoca produz húmus q serve pra fertilizar o solo, além de fazer tuneis subterrâneos que facilitam a