Poluição no canadá
Introdução:
O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial. Ocupa praticamente toda a metade norte da América do Norte; limita-se ao sul com os Estados Unidos (48 Estados contíguos) e a noroeste com o Estado do Alasca. Ao norte localiza-se o Oceano Ártico, a oeste, o Oceano Pacífico, e a leste, o Oceano Atlântico.
O Canadá é um país rico em minérios e combustíveis fósseis. Isso o torna um grande exportador de matérias-primas minerais, combustíveis fósseis e alimentos; Possui reservas de petróleo e carvão, urânio e, além disso, é o maior produtor de energia hidrelétrica do mundo.
Segundo o WWF o Canadá é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa entre os países industrializados. O relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e da companhia de seguros Allianz, uma das maiores do mundo, indica que Canadá, Estados Unidos e Rússia são os três maiores emissores per capita do mundo. Além disso, as emissões de Canadá e EUA estão aumentando de forma vertiginosa.
O Canadá emite 24 toneladas de dióxido de carbono - um dos gases que mais contribuem para o aquecimento global - por cada habitante, o que representa um aumento de 27% entre 1990 e 2004. Os Estados Unidos possuem a mesma taxa de emissão per capita e tiveram, durante o período, um aumento de 16,3%.
Métodos:
O método utilizado foi o ploteamento dos dados num gráfico do exel; composto das principais emissões, e que nos permite compara-las e perceber sua variação com o tempo.
Conclusão:
As emissões de combustíveis fósseis no Canadá tiveram um salto em 1925. Assim como as emissões derivadas do consumo de combustível liquido em 1953.
As emissões por combustíves sólidos e líquidos se aproximam variando a partir de 1897.
As emissões por gás Flaring e pela produção de cimento, permanecem quase constantes.
Observamos neste gráfico que a emissão desses poluentes teve seu inicio junto ao da industrialização do país e que as medidas de CO2 liberadas na