poluição dos dos rios trab
Vinicius Soares
Tiago Pereira
Rodrigo Senandes
Liziane
Hiago Avozani
A água no século 21, outros dados e curiosidades
(Publicados pela Folha de S.Paulo de 02/07/99, pág. 5 do caderno especial "Ano 2000 água, comida e energia") Como
se divide a água no planeta:
97,5% salgada;
2,493% em geleiras e subterrâneas de difícil acesso;
0,007% doce e de fácil acesso.
O estoque de água potável hoje disponível no planeta é de 12,5 mil km3. O Brasil tem 12% da água doce corrente do mundo.
Entre 1970 e 1995 a quantidade de água disponível para cada habitante do mundo caiu 37%.
Hoje, cerca de 1,4 bilhão de pessoas não têm acesso a água limpa.
A cada 8 segundos morre uma criança por doença relacionada à água, como desinteria e cólera.
80% das enfermidades no mundo são contraídas por causa da água poluída
Produtos que mais poluem os rios, lagos e mares: detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóveis, gasolina, produtos químicos usados em indústrias, tintas, metais pesados (fósforo, chumbo, zinco, alumínio e mercúrio). De dois terços a três quartos do corpo humano são constituídos por água!
Dependendo de alguns fatores, inclusive a idade.
Antes de entender o que é a poluição dos rios tem que se entender a poluição de uma forma geral, atualmente inúmeras atividades do homem introduzem no meio ambiente substâncias ou características físicas que ali não existiam antes, ou que existiam em quantidades diferentes. A este processo chamamos de poluição. Assim como as atividades desenvolvidas pela humanidade são muito variáveis, também o são as formas e níveis de poluição.
Mesmo não sendo muito discutida como poluição atmosférica, poluição sonora, entre outras a poluição dos rios, das nossas águas, e essa poluição mesmo não sendo muito percebida afeta muito nossa vida
Sendo que as fontes de água doce são as mais vitais aos seres humanos e são justamente as que recebem mais poluentes, muitos lugares, cidades e