Poluição do Ar
A poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera que podem causar impactos a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia. Além de prejudicar a saúde, pode reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis. Essa poluição também causa impactos no campo ambiental, tendo ação direta no aquecimento global, sendo responsável pela degradação do ecossistema e causadora de chuvas ácidas.
Quais os sintomas na saúde humana que podem desenvolver devido a poluição do ar?
Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. Outros problemas de saúde são: irritação na pele, lacrimação exagerada, infecção nos olhos, ardência na mucosa da garganta e processos inflamatórios no sistema circulatório (quando os poluentes chegam à circulação).
Cite 5 soluções ou medidas para evitar a diminuição da poluição do ar.
A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de carros movidos a álcool, combustível não fóssil, que polui pouco. Testes com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança na atmosfera somente vapor de água.
Para diminuir a poluição pode ser feito:
Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
Colaborar para o sistema de reciclagem
Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos Sempre que possível usar o sistema de transportes públicos ou andar de bicicleta