Poluição da Água
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
POLUIÇÃO DA ÁGUA
Vitória da Conquista – Ba
Maio 2014
POLUIÇÃO DA ÁGUA
Trabalho solicitado pela Prof.ª Virgínia Mara Vilas Boas, vista nota parcial da disciplina “Saúde, Sociedade e Meio Ambiente”, do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico Boock.
Vitória da Conquista – Ba
Maio 2014
"Quem quiser ter saúde no corpo, procure tê-la na alma."
Quevedo, Francisco.
Sumário
Introdução
A água é um fator essencial para a vida como a conhecemos, porém foi somente no final do século XX que o ser humano percebeu a necessidade de se ter certos cuidados com a água, ao primeiro momento por perceberem que a saúde da humanidade depende fundamentalmente da qualidade da água que consumida. Com a formação de grandes centros urbanos, do desenvolvimento industrial e da agricultura grande parte da substâncias eliminadas nesses setores da atividade humana foram sendo despejadas nas águas fluentes mais próximas, em pouco tempo, grandes quantidades de água atingiram níveis de poluição tão altos que inviabilizaram sua reutilização direta.
A molécula de água (H2O) é simples e pequena, constituída apenas por dois átomos de hidrogénio (H) e um de oxigénio (O). E apesar desta simplicidade, as diferentes características dos átomos de hidrogénio e oxigénio conferem-lhe uma estrutura e propriedades essenciais à Vida (tal como a conhecemos), sendo o principal constituinte das células.
No dia-a-dia, podemos executar diversas tarefas sem que a quantidade de água perdida do nosso corpo seja significativa. E a perda de água pelo suor, durante o exercício físico ou nos períodos de febre, permite dissipar grande quantidade de energia com uma pequena quantidade de água. Isto acontece porque, para aumentar em 1 oC