Poluição ambiental
Poluição Ambiental
* Poluição das águas Durante muitos anos o mar tem sido usado como a maior lixeira da Terra. Embora sejam imensos, os oceanos não podem continuar eternamente a absorver desperdícios. O Homem é responsável por 70% da poluição marinha.
Os oceanos constituem o receptor final da maior parte das substâncias poluidoras, através dos cursos de água, das águas de escorrência, da imersão intencional de resíduos e até de acidentes de navegação. Os oceanos recebem ainda imensas quantidades de detritos provenientes da erosão dos continentes e do seu litoral.
Os oceanos possuem uma grande capacidade autodeporadora e são um meio pouco propício para o desenvolvimento de seres patogénicos. No entanto o derrame incessante de águas residuais provenientes de zonas urbanas e despejos industriais transformam as águas dos oceanos num meio muito favorável à sobrevivência de bactérias patogénicas.
Enormes quantidades de imundícies provenientes de canos de esgoto, lixos industriais, petróleo, plásticos e resíduos radioactivos são despejados no mar todos os anos. Podem matar ou danificar animais e plantas marinhos e destruir ecossistemas frágeis. Podem também ser nocivos para as pessoas.
Não é por acaso, que as zonas marítimas mais poluídas a nível mundial se localizam nas imediações dos países mais industrializados. Isto acontece, não só, pela descarga de esgotos fluviais e industriais mas também pelo elevado tráfego marítimo que se faz sentir nos seus portos.
Outra causa que estabelece as zonas mais poluídas nos oceanos é o movimento de petroleiros que provocam grandes manchas de poluição nos oceanos.
A poluição dos oceanos tem basicamente duas origens. Mais de 40% vem da terra, levada pelos rios. A maior parte da restante é despejada ou lançada directamente no mar. Pode ainda ser transportada pelo ar e cair no mar com a chuva. Em mares quase totalmente rodeados de terra, a poluição pode tornar-se gravíssima. Aí os