POLUIÇÃO AMBIENTAL - ÁGUA POR DETERGENTE
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO - MEIO AMBIENTE
JEAN RODRIGUES / MARCOS SEREN
ÁGUA POR DETERGENTE
Causas e conseqüências para o meio ambiente e saúde humana
CORUMBÁ - MS
2015
JEAN RODRIGUES / MARCOS SEREN
ÁGUA POR DETERGENTE
Causas e conseqüências para o meio ambiente e saúde humana
Trabalho apresentado para disciplina de Poluição Ambiental, para obtenção de nota no curso de Técnico em Meio Ambiente na Instituição de Ensino E.E Gabriel Vandoni de Barros.
Orientadora: Ledilene
CORUMBÁ - MS
2015
INTRODUÇÃO
No presente trabalho que se desenvolve adiante, procuramos conceituar o tema proposto – Poluição ambiental de água por detergentes, suas causa e conseqüências ao meio ambiente e a saúde humana. E mostrar que a poluição da água por químicos (como os detergentes) é motivo de preocupação em um contexto global. Muitos detergentes usados para lavar roupas contêm de 35% a 75% de sais de fosfato. O fosfato pode causar diversos problemas na água. Ele inibe, por exemplo, a biodegradação de substâncias orgânicas. Substâncias não-biodegradáveis não têm como ser eliminadas pelo tratamento de esgoto, seja ele público ou privado. Além disso, alguns destes detergentes com base de fosfato podem causar eutrofização. O excesso de fosfato pode fazer com que o curso de água fique coberto de algas e outras plantas. A eutrofização retira o oxigênio da água, causando a morte de outros organismos.
CONCEITO
Os detergentes são produtos químicos capazes de colocar em suspensão ou em solução certas partículas aderidas à determinada superfície. Os detergentes aparecem nas águas naturais como resultado das diversas lavagens domésticas e