estudo dirigido
PSICOPATOLOGIA GERAL- T-CDE
1. Diferencie Distimia de Ciclotimia.
A distimia é caracterizada por sinais e sintomas crônicos de depressão com intensidade mais leve porém muito duradoura. A distimia geralmente começa no início da vida adulta e persiste por vários anos, para se ter um diagnóstico de distimia, os sintomas devem estar presentes por pelo menos dois anos. Os sintomas podem ser humor deprimido, diminuição da auto-estima, dificuldade de tomar decisões ou de concentração, mau humor crônico, irritabilidade, sentimento de impotência, fadiga, etc.
Ciclotimia, é considerada uma forma leve de transtorno bipolar, em que os paciente apresentam ao longo de sua vida frequentes períodos de poucos e leves sintomas depressivos e variando com uma leve elevação do humor (hipomania), sem que ocorra um episódio completo de depressão ou de mania.
2. Caracterize um episodio maníaco.
Os episódios maníacos podem ser caracterizados por um humor elevado, expansivo ou irritável. Também é comum nos episódios maníacos a aceleração de todas as funções psíquicas, sendo manifestadas com agitação através da psicomotricidade, exaltação, loquacidade e pensamento acelerado, sendo sua atitude geralmente de alegria exacerbada ou irritado. Nesses casos também se observa um pensamento superficial e impreciso em que o paciente ‘‘fala mais que pensa’’. Os sinais e os sintomas dos episódios maníacos são, por exemplo, aumento da auto-estima, insônia, fala acelerada, vontade de falar sem parar, distrabilidade, agitação psicomotora, irritabilidade, ideias de importância social, etc.
3. O que é hipomania?
Hipomania é uma forma mais leve do episódio maníaco, que pode muitas vezes não ser percebido. Nesses casos, o paciente passa ter sinais e sintomas semelhantes ao da mania, mas que intensidade e cronicidade menor, por exemplo, ele passa a estar mais disposto que o normal, fala muito, conta piadas, faz planos, não se ressente com as dificuldade e os limites da vida,